Sespa promove seminário para atualizar demandas de saúde no Arquipélago do Marajó

0
 

 

 

 

 

Com os objetivos de atualizar o perfil das demandas de saúde das comunidades e aperfeiçoar mecanismos de governança para a elaboração de novos planos regionais no Pará, é realizado em Belém o Seminário de Nivelamento Institucional, voltado para servidores e diretores dos Centros Regionais de Saúde, vinculados à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e técnicos de secretarias municipais. O evento, que começou no Hotel Sagres na última segunda-feira (8) e será encerrado nesta quarta-feira (10), é o quinto dos sete encontros sobre o tema. Deste seminário participam representantes de 13 municípios das regiões de saúde do Arquipélago do Marajó I e II.

Segundo Terezinha Cordeiro, da Sespa, a discussão visa o fortalecimento da região, por meio da elaboração conjunta de um plano de intervenção. O seminário será conduzido, em duas fases, por técnicos do Ministério da Saúde (MS), que têm percorrido vários Estados a fim de treinar profissionais das administrações estadual e municipal, e redefinir ações de planejamento com ênfase nas particularidades regionais.

A metodologia utilizada nessas atividades foi disponibilizada pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Atenção primária – O médico Helio Franco, assessor especial da Sespa, ressaltou a importância da participação dos secretários municipais nas oficinas, porque a regionalização da saúde passa, primordialmente, pela atenção primária. Segundo ele, cerca de 80% dos agravos poderiam ser resolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde contribui para o desenvolvimento institucional do SUS com intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional, a fim de oferecer práticas que serão adotadas pela rede pública. Texto: Carla Fischer

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade
Acessibilidade