Prefeito Léo Arruda inaugura novos prédios das escolas Farias e Fausto Barata no Rio Canaticu

0
Descerando a faixa inaugural na Farias

Prefeito Léo Arruda, Vice-prefeito Jonas Reis, Presidente da Câmara Jair Reis, vereadores, Maradona e Candola, Secretário de Educação Marcos Baratinha e o representante da Família Farias, Senhor Cecílio Farias descerram a fita inaugural do prédio da Escola Farias. Ao lado o prefeito Léo Arruda fala a comunidade de seu compromisso com a melhoria da qualidade da Educação, fato reiterado pelo Vice-prefeito Jonas Reis e pelo presidente da Câmara Jair Reis durante as duas inaugurações nos dias, 05 e 06 de março.

12829382_2265Fauto Barata

12718064_227659047584856_1499024020086393726_n

Presidente Jair Reis

O prefeito Léo Arruda inaugurou no último final de semana (dias 5 e 6 de março) os prédios das escolas, Fausto Barata localizada na comunidade Bela Pátria, e Farias, localizada no Rio Curupuú, ambas no Rio Canaticu, solucionando um problema que se arrastou por décadas, na Escola Farias que nunca possuiu prédio próprio funcionando em espaço de terceiros e da Escola Fausto Barata, uma das mais antigas do Rio Canaticu, cujo prédio caiu após a desativação da escola durante o processo de nucleação, prejudicando os alunos daquela comunidade que foram deslocados para as escolas Ponta Alegre e Massaranduba.
A Câmara esteve presente nas inaugurações através do presidente Jair do Socorro Pinheiro Reis e dos vereadores, Raimundo Valeriano Martins (Valério), Cândido Andrade da Silva(Candola), Antônio Amoroso Pereira Corrêa (Maradona) e Walter da Silva Oeiras.
Dentro do programa que está sendo implantado pelo secretário de Educação Marcos Baratinha com o apoio do prefeito Léo Arruda e do Vice-prefeito Jonas Reis, de reduzir o máximo o pagamento de alugueis e diante da falta de repasse de recursos dos convênios assinados com o Ministério da Educação para a construção de 19 prédios em alvenaria no padrão MEC, o prefeito tomou a iniciativa em construir prédios em madeira em caráter de emergência, com os das escolas Farias e Fausto Barata entregues, dois em construção, nas ilhas Araras e Rio Piriá e outro, no Furo Grande na divisa entre os municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista.
Escola Fausto Barata reativada em casa nova
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fausto Barata, uma das mais tradicionais do rio Canaticu, em homenagem a Senhor Fausto Barata, fundador da comunidade Bela Pátria e um grande incentivador da implantação de uma escola naquela comunidade, dispondo para isso, de uma área de sua propriedade medindo 60 x80 metros, fazendo a doação através de documento público lavrado no Cartório de Breves. A justa homenagem ao patriarca de uma das mais tradicionais famílias do município de Curralinho, sendo avô de Dona Beata, esposa do saudoso Maturino, que deixou seu nome na história do Rio Canaticu, vindo a ser o “tetra avô” do atual secretário de Educação Marcos Baratinha.
Escola Farias ganha finalmente prédio próprio
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Farias localizada na entrada do Rio Curupuú, foi criada para atender uma demanda de alunos que residem naquele rio e do beiradão em seu entorno, ganhando o nome em homenagem ao patriarca da família Farias, senhor Raimundo Farias que escolheu o município de Curralinho mais especificamente o Rio Canaticu para fixar residência vindo do município de Limoeiro do Ajuru, sendo que os primeiros professores foram suas filhas, numa casa de propriedade da família, passando posteriormente para um prédio da comunidade e só agora no governo do prefeito Léo Arruda ganhou prédio próprio.
A Escola foi oficialmente reconhecida através de Projeto de Lei de autoria do ex-vereador Leovegildo Farias(“Lolico”), filho de Raimundo Farias que desempenhou durante dois mandatos com muita competência a função de vereador , aprovado pela Câmara e sancionado no segundo mandato do prefeito Álvaro Costa.

 

Hasteamento das bandeiras na Escola Farias

Pastor da Assembléia de Deus Manoel Luiz, Vereador Jair Reis, Prefeito Léo Arruda e Cecílio Farias hasteando as bandeiras na Escola Farias. Acima as Escolas Fausto Barata a Farias e o Secretário Municipal de Educação Marcos Baratinha.

Escola Farias Escola Fausto Barata Secretário Marcos Baratinha

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade
Acessibilidade