Clínica Fisioterápica terá o nome de Mário Oliveira Guimarães

0

 

foto Jair Reis

O vereador Jair do Socorro Pinheiro Reis (foto) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Curralinho realizada no dia 18 de setembro de 2015, Projeto de Lei propondo que a Clínica fisioterápica que funciona em um prédio alugado na esquina da Avenida Jarbas Passarinho com a Rua Dom Orione, seja denominada: “Clínica de Recuperação e fisioterapia Mário Oliveira Guimarães”, prestando justa homenagem a um cidadão que prestou relevantes serviços ao município de Curralinho, como comerciante, vereador e delegado de polícia, funções que desempenhou com desenvoltura apesar de possuir deficiência em suas pernas que se agravou no decorrer dos anos, que o levou primeira a andar com o auxílio de uma bengala e depois tinha que ser conduzido em uma bicicleta até o seu local de trabalho, criando seus filhos e os deixando todos encaminhados na vida como pessoas de bem, sendo por tudo o que representou como exemplo de profissional e pai de família merecedor da homenagem segundo o vereador Jair Reis, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curralinho.

HISTÓRICO
MÁRIO DE OLIVEIRA GUIMARÃES ou MÁRIO PEROBA , nasceu na cidade de Oeiras do Pará no dia 25 de fevereiro de 1932 no sitio Bela Morada, filho de Beatriz Pereira Guimarães e Laudelino Oliveira Guimarães. Quando seus pais faleceram veio morar em Curralinho sob a custódia do Dr. Sandoval Bordallo que o adotou e mandou para estudar em Ananindeua num colégio de religiosos (Dom Bosco) juntamente com Alexandre das Neves Buar, onde permaneceu por alguns anos.
Retornou para Curralinho voltando a morar com seu tutor, e no decorrer de sua juventude ajudava a tomar conta do comercio na Vila Vitória, de propriedade do Dr. Sandoval Bordallo e do Sr. Vitaliciano Dantas da Silva, atendendo pessoas que vinham do interior e moradores da cidade. Aos 20 anos casou-se com Carmina Paes Guimarães constituindo sua família composta de 09 filhos, todos genuinamente curralinhenses:
Maria de Fátima Melo Guimarães
Mário Laudelino Paes Guimarães
Maria Beatriz Guimarães Rodrigues
Miguel Paes Guimarães
Maria Celeste Paes Guimarães
Maria Regina Paes Guimarães
Maria Rutilene Paes Guimarães
Milton Paes Guimarães
Maria Cristina Paes Guimarães

Com a experiência adquirida montou o seu próprio comercio, conciliando sua atividade posteriormente com a de Delegado de Polícia, nomeado pelo Governo do Estado, sob a indicação do então prefeito Sandoval Bordallo.
Em 15 de novembro de 1972 concorreu a eleição para vereador sendo eleito por voto pelo Partido Aliança Renovadora Nacional – Arena, sendo diplomado e empossado na vereança no dia 1º de fevereiro de 1973.
O SEU MÁRIO PEROBA como era carinhosamente e respeitosamente conhecido, morou por longos anos na Praça da Bandeira esquina da então Rua da Saudade, hoje Esmeralda Fonseca, só saindo de Curralinho para morar na cidade de Barcarena, onde faleceu.
Sua história de vida é um exemplo, pois apesar de especial apresentando deficiência na perna, nunca foi empecilho para desenvolver o seu trabalho, tanto no comercio, como à frente da Delegacia de Polícia, se locomovendo com o apoio de uma bengala, com o
agravamento da doença atingindo sua outra perna, era conduzido em uma bicicleta até o seu local de trabalho, criando e educando seus filhos deixando todos encaminhados dentro do principio do respeito e da cidadania, sendo por isso justa a homenagem póstuma em um local onde hoje as pessoas podem cuidar de seus problemas de saúde, coisa que naquele tempo não existia.
Diante do exposto, peço o apoio dos demais ilustres membros dessa Casa de Leis, para que seja denominado a clinica de recuperação e fisioterapia: CLINICA DE RECUPERAÇÃO E FISIOTERAPIA MÁRIO DE OLIVEIRA GUIMARÃES.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade
Acessibilidade