Cachoeira do Arari festeja São Sebastião

0
Festividade de São Sebastião

O Bispo Diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes, participou pela primeira vez da festividade e se encantou com a fé do povo (Foto: Dário Pedrosa)

Festividade de São Sebastião.2jpg

Uma tradição tombada como patrimônio imaterial do povo brasileiro foi aberta neste domingo (10) na cidade marajoara de Cachoeira do Arari, arquipélago do Marajó, no Pará.
Milhares de pessoas ocuparam as ruas da cidade conduzindo os mastros do glorioso São Sebastião, considerado protetor dos vaqueiros do Marajó.
Os mastros receberam a imagem do santo que peregrinou pelas fazendas da região desde o mês de junho do ano passado.
Eles foram enterrados na praça da frente da cidade onde permanecerão até o próximo dia 20 quando serão derrubados a golpes de machado e novamente levado em cortejo pelas ruas. (Foto: Dário Pedrosa)
Como manda a tradição, a primeira forte chuva do inverno marajoara caiu no dia da abertura do festejo e favoreceu a realização da tradição do famoso banho de lama, com os devotos do santo praticando a luta marajoara durante a procissão.
Outro município do Marajó que tem São Sebastião como Padroeiro é São Sebastião da Boa Vista e festeja no mesmo período, de 10 a 20 de janeiro. A cidade de Breves também festeja São Sebastião.
(DOL com informações de Dário Pedrosa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade
Acessibilidade