História

HISTÓRICO

O município de Curralinho surgiu a partir de uma fazenda particular com situação e posição apropriadas para a criação de um núcleo populacional. Alguns fatores importantes fizeram com que essa fazenda pudesse chegar à condição de Freguesia: o primeiro foi que já se havia alcançado um nível de povoamento que justificava esta posição; o segundo dizia respeito ao grau das relações comerciais dos seus proprietários (que eram muitos); o terceiro fazia referência à sua localização estratégica, servindo como um ponto de parada quase obrigatória para os regatões.  Assim foi que, em 1850, aquela fazenda transformou-se na Freguesia de São João Batista de Curralinho.

A Lei nº 479, de 6 de março de 1865 transferiu a sede do município de Oeiras para Curralinho, que, com isso, passou à categoria de vila. Esta categoria outorgou automaticamente a condição de Município a Curralinho, sendo instalado em 23 de dezembro seguinte.

Com a Lei provincial nº 584, de 23 de outubro de 1870, o município de Oeiras foi restaurado e separado de Curralinho.

A Lei Estadual nº 2.116, de 3 de novembro de 1922, extinguiu, novamente, o município de Oeiras e seu território foi incorporado ao de Curralinho.

Com o Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, Curralinho e Breves incorporaram o extinto município de Melgaço. O Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, manteve o município de Curralinho, anexou-lhe o território de Bagre e incorporou o território de Melgaço ao de Portel.

Pelo Decreto nº 7.558, de 29 de dezembro de 1931, Curralinho foi anexado à Prefeitura Municipal de Breves. Com o Decreto-lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que fixa a divisão territorial do Estado a vigorar no período de 1939 a 1943, Curralinho é citado como município e constituído de dois distritos: o da sede e o de Piriá, situação que perdura até hoje.

A origem do nome é de Portugal; é o diminutivo de curral.

CULTURA

O evento religioso de maior expressão do município de Curralinho é a Festa de São João Batista, comemorada no dia 24 de junho e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado no segundo domingo do mês de novembro. Os festejos são acompanhados de procissão, novenário e arraial. Os evangélicos realizam programações durante todo o ano, com destaque para a “Marcha Para Jesus”, e o “Dia da Bíblia”.

No calendário de eventos do município os destaques ficam por conta do aniversário do município comemorado no dia 04 de julho, e o Festival do Açaí, realizado entre os meses de setembro e novembro, período da safra onde o município se destaca como um dos maiores produtores da Ilha do Marajó, sendo hoje a principal fonte de renda da população ribeirinha.

O patrimônio cultural é representado pelo Carimbó, o Siriá e as Quadrilhas Juninas que ganharam nos últimos anos grande destaque em nível regional e estadual pela beleza de suas vestes, originalidade dos temas e a desenvoltura de seus brincantes que já conquistaram títulos intermunicipais e estadual. Também fazem parte da cultura do município o “Cordão da Borboleta”  e o “Boi Malhadinho da Vila Recreio do Piriá”.

Curralinho é um celeiro de grandes artistas cênicos com peças produzidas que alcançaram grande repercussão, com destaque para “A Paixão de Cristo”, apresentada anualmente na época da Semana Santa, renovando sempre o elenco coma presença de novos atores.

O artesanato de Curralinho é basicamente de palha e argila, sendo que os produtos mais comuns são as bolsas, os paneiros e as cestas com trabalhos expostos em feiras de artesanatos em todo o Estado pela qualidade e originalidade das peças produzidas e pelas oficinas promovidas por nossos artistas. Destaque para o artesão conhecido por “Manoel Santeiro”, que produz imagens sacra talhadas em madeira, com peças comercializadas em todo o Brasil e até no exterior.

ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS     

LOCALIZAÇÃO 

O município de Curralinho pertence à mesorregião Marajó e à microrregião dos Furos de Breves. A sede municipal tem as seguintes coordenadas: 01o 48’ 54” S 49o 47’ 45” Long. WGr.

LIMITES

Ao Norte – São Sebastião da Boa Vista e Breves
A Leste – São Sebastião da Boa Vista
Ao Sul – Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Bagre A Oeste – Breves

SOLOS

Os solos do Município são representados pelos Plintossolos Álicos associados a Areias Quartzosas Distróficas ou a Gley Pouco Húmico e Solos Aluviais. Há, também, áreas de solos Hidromórficos Indiscriminados.

VEGETAÇÃO

A cobertura vegetal de Curralinho é representada pela Floresta Densa Aluvial e pelas Áreas de Cerrado e Capoeira.

PATRIMÔNIO NATURAL

A alteração da cobertura vegetal, em imagens LANDSAT-TM do ano de 1986, foi de 9,099%. O rio Pará banha o Município, formando várias ilhas; entre elas, a ilha Inajatuba.

TOPOGRAFIA

A topografia do Município é pouco expressiva. A sede aloca-se numa cota de 15 metros, o que constitui uma média da região.

GEOLOGIA E RELEVO

A estrutura geológica do Município é formada por sedimentos do Quaternário antigo – estes recobrindo restos da Formação Barreiras – e pelo Quaternário recente, representado pelos sedimentos aluviais. O relevo, bastante moderno, é reflexo da geologia, sendo especialmente representado pelos terraços e várzeas. Morfoestruturalmente, insere-se na unidade do Planalto Rebaixado da Amazônia.

HIDROGRAFIA

Na drenagem do município de Curralinho destaca-se o rio Pará, no sul do município – para onde convergem, paralelamente, de Norte para Sul, e a maioria dos rios que servem ao Município. Os rios principais são: o Guajará, o Mutuacá, o Piriá e seu afluente Mucutá, e o Canaticu. Todos eles seguem para o rio Pará, possuindo, por sua vez, uma série de afluentes e subafluentes, alguns se interligando, como acontece com o furo Cupaúba, que se liga ao rio Mutuacá e aos furos Juruá e Santa Izabel. Muitos formam ilhas e, muitas delas (as maiores) encontram-se no próprio leito do rio Pará.

CLIMA

O clima do município de Curralinho é do tipo equatorial úmido e apresenta as características próprias que lhes são atribuídas: amplitude térmica mínima superior a 18 °C e máxima 36 °C, umidade elevada e alta pluviosidade nos seis primeiros meses do ano. Nesses meses mais chuvosos, ocorrem as menores temperaturas, enquanto que nos últimos seis meses são registradas as mais elevadas.  (Dados: Estatística Municipal – FAPESP 2015)

Fachada da Vila Eduardo Rezende construída em 1907.

Avenida Jarbas Passarinho no sentido Rua Esmeralda Fonseca a D. Orione -centro da cidade.

Igreja matriz de São João Batista – Padroeiro de Curralinho.

Praça da Bandeira.

Praça da Matriz.

Prédio da antiga prefeitura cedido para a instalação da Comarca de Curralinho.

Vila Recreio do Piriá, o maior distrito do município.

Rua Esmeralda Fonseca (antiga Rua da Saudade), vendo no primeiro plano o Ginásio São João Paulo II.

Acessibilidade